Demoiselles
A tradicional figura dos casamentos americanos está cada vez mais presente nas cerimônias brasileiras embelezando ainda mais a cerimônia.
Nos Estados Unidos, na Europa além da noiva, existe uma outra figura feminina que ganha destaque por sua importância e tradição nas cerimônias de casamento, a demoiselle.
O nome vem do francês e significa “moça”, “donzela” ou “libélula” e serve para designar a dama de honra adulta que acompanha a noiva até o altar auxiliando-a em tudo o que for preciso.
Lá existe a tradição de que as amigas mais próximas da noiva serão suas damas (bridesmaids ou demoiselles). Lá não há padrinhos de casamento em casais. Lá a noiva chama suas amigas para serem bridesmaids, sendo que a amiga mais próxima recebe o cargo de made of honor, que é o de madrinha de honra. E o noivo chama seus amigos para serem groomsmen e best man (no caso do melhor amigo).
Aqui foram adotadas apenas as demoiselles , que diferente das daminhas de honra, levam um bouquet de tamanho adulto que podem ter cores fortes e marcantes. O charme das demoiselles fica por conta do figurino. Em conjunto com a noiva elas devem definir os modelos, cumprimentos e as cores dos vestidos. Normalmente elas usam os vestidos das mesmas cores ou um de cada cor, combinando com a decoração do ambiente. O objetivo é dar destaque a essas meninas sem ter que formar casais.
Casamentos realizados durante o dia e em locais abertos combinam com modelos mais curtos ou longuete e estampas florais são bem vindas.
O efeito do tom das demoiselles, seja ele qual for, em contraste com o branco da noiva, garante um efeito super bonito nas fotos do álbum e o branco sempre se destaca.
A escolha de uma ou mais demoiselles é uma prova de carinho, amizade e sobretudo de confiança. Além de ajudar a noiva com todos os preparativos antes da cerimônia como a organização do chá de panela, da despedida de solteira, da escolha e provas do vestido, cabelo e maquiagem, elas têm a responsabilidade de transmitir calma e tranquilidade para a noiva nos momentos que antecedem a cerimônia, por isso, quanto mais íntimas forem as escolhidas, mais fácil será entender o real sentido dessa figura que vai muito além de deixar a cerimônia mais bonita.
Mas, como muitas noivas não abrem mão dos pequenos pajens e damas de honra, que de fato não há como negar a graciosidade de ver os pequenos entrando na igreja, devem ficar atentas ao número de pessoas do cortejo para não torná-lo longo demais e desgastante para os convidados e principalmente para não lotar o altar.